Cidade vive pior seca da sua história!

Devido aos problemas provocados pela intensa estiagem dos últimos meses no município, o prefeito de Trombas, Agostinho da Nóbrega Rodrigues (PSDB), decretou Estado de Calamidade Pública.

Segundo os moradores, o município enfrenta a pior seca de sua história. As consequências são graves, o Rio Trombas, manancial que abastece a cidade, também prejudicado pela ação humana devido ao assoreamento, está totalmente seco. Onde antes havia abundância de água, agora só é possível ver pedras e areia.

Para amenizar o problema da falta de água, a prefeitura contratou três caminhões pipas que realizam o trabalho de forma alternada 24 horas por dia levando água para a população, porém os esforços não têm sido suficientes para atender toda a demanda.

Mas o problema não atinge apenas as famílias que moram na cidade. Outros rios e córregos que cortam o município, assim como as represas existentes principalmente nas propriedades rurais, também secaram, atingindo diretamente os produtores rurais que nas circunstâncias passam por grandes problemas. Plantações e os rebanhos estão sofrendo com a falta de água.

O prefeito Agostinho disse que juntamente com o vice-prefeito Ronoel tem tomado todas as medidas possíveis e necessárias, mesmo tendo que pagar um alto custo pelas ações, para evitar que a população fique desassistida. "Iremos manter os caminhões trabalhando até que este problema grave que atinge o nosso município seja resolvido. E já estamos buscando, para isso, auxílio junto ao governo do Estado", afirmou o prefeito Agostinho.

O Sistema de Abastecimento de Água na cidade é administrado pelo município. De acordo com o secretário de Administração, Sebastião Júnior, conhecido popularmente como Kenim, até o fim da semana passada já tinha mais de sete meses que não chovia em Trombas.

Fonte:

Publicado por: Pedro Gomes